Com o objetivo de melhorar a experiência da rede com o usuário, o Facebook modificou mais uma vez as regras do News Feed. Na última semana, a mídia social de Mark Zuckerberg anunciou equilibrar o conteúdo gerado por amigos e páginas, apresentando as atualizações de acordo com o interesse do público. A partir disso, é preciso ficar atento às novidades para entender o bom ou o mau comportamento de alcance e engajamento da sua página na rede.
O Facebook resolveu fazer mudanças no seu algoritmo
Baseando-se em sugestões fornecidas por usuários, bem como no entendimento da rede social de como as pessoas utilizam o feed de notícias, o Facebook resolveu fazer três mudanças no seu algoritmo. A partir de agora é possível visualizar conteúdos da mesma fonte, ou seja, dependendo do nível de engajamento do seguidor com a fanpage ou o perfil de um amigo, serão entregues mais posts na mesma linha do tempo.
A rede também está priorizando status, fotos e vídeos publicados por amigos mais próximos, assim como as atualizações das páginas com quem mais o usuário interage. Além disso, o Facebook esconderá ou mostrará menos os posts comentados ou curtidos pelos amigos.
Segundo o Facebook, o impacto dessas alterações no alcance dos posts das fanpages podem variar de acordo com a atividade do público nas postagens. Dessa forma, ganham mais destaque as publicações que conquistam a interação do usuário.
As novidades já podem ser percebidas na linha do tempo e vêm a afetar positivamente os usuários, apresentando conteúdos relevantes ao mesmo. Vale lembrar que para o Facebook essa estratégia é bastante vantajosa, pois permitirá que as pessoas permaneçam mais tempo conectadas e fará com que as marcas pensem em investir cada mais em posts patrocinados para manter a visibilidade e a interação com o público.
O que fazer?
Cada vez mais se fala que nada na internet é de graça. De início, a publicidade feita dentro das redes sociais era totalmente gratuita, e ainda é. Mas se as empresas quiserem um pouco mais de relevância, deverão investir financeiramente na rede. Recentemente, o Instagram liberou anúncios de marcas na sua plataforma, o que já vinha sendo feito pelo Twitter – com posts promovidos – e pelo Facebook – com o impulsionamento das publicações.
Não é preciso ser um guru de Social Media para saber que a qualidade do conteúdo é quem manda. De fato, não adianta promover a marca se as publicações são fracas, se é feito mais do mesmo. Além de patrocinar as postagens, é preciso pensar mais fora da caixa, usar a criatividade para conquistar e manter a atenção do público.
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