A GoPro é considerada a câmera do momento e quase todos sabem muitas de suas características, como as fotos incríveis em esportes radicais e o efeito olho de peixe. Mas poucos sabem, por exemplo, que é possível remover essa distorção, entre outras coisas. Pensando nisso, listamos sete curiosidades sobre a GoPro que pouca gente conhece. Confira:
1 - Ela tem um modo “manual”
Aperte o botão superior para ligar a função Protune (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
Para aqueles que preferem ajustar as configurações da câmera de maneira personalizada, a boa notícia é que a GoPro possui um modo “manual”. Estamos falando do Protune, um recurso disponível nos modelos mais recentes da câmera e que permite alterar manualmente o ISO, cor, nitidez, resolução, balanço de branco e exposição.
Para utilizar esse modo da câmera é muito simples e os ajustes podem ser feitos tanto na tela da própria GoPro quanto pelo aplicativo GoPro App. Preparamos um tutorial para ensinar o passo a passo e te ajudar nessa tarefa, mostrando o significado de cada ajuste e como fazer para ter a melhor foto.
2- É possível criar light painting
Crie light painting com a GoPro e tenha imagens incríveis (Foto: Reprodução/GoPro)
“Pintar com a luz”, na tradução literal para o português, light painting consiste em uma técnica de iluminação fotográfica que movimenta a luz para criar desenhos, palavras ou brincar com luzes abstratas. A técnica consiste em movimentar uma fonte de luz em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação.
Para dar certo, é preciso que a câmera seja programada para uma longa exposição e seja usado um tripé para apoiá-la, ou colocá-la em alguma superfície firme. Também é possível criar esse efeito com a GoPro, basta ajustar as configurações da câmera para proporcionar as condições necessárias para criar a imagem, como ISO e exposição.
3- ... E vídeos em 3D também
Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens (Foto: Divulgação/GoPro)
Já não bastava os vídeos incríveis em esportes radicais, a GoPro também é capaz de criar registros em 3D. Isso, na verdade, não acontece com uma, mas com duas câmeras do modelo, que são colocadas juntas numa case especial para a função, a Dual Hero System, que pode ser usada com modelos HERO 3+.
Dentro da case, os modelos são interligados por um cabo especial que mantém as mesmas configurações e sincronia de gravação em ambas. Depois, para fazer a “mágica” acontecer, basta usar o software GoPro Studio para integrar as imagens e, então, criar o esperado efeito tridimensional. O kit ainda vem com óculos 3D e porta USB Mini.
4- Você pode reduzir/remover o efeito 'olho de peixe'
Marque "Remove Fish Eye" para eliminar esse feito da imagem selecionada (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)
A GoPro ficou conhecida por sua lente grande angular de 170º que produz o famoso efeito olho de peixe. Porém, há quem prefira as fotos sem a distorção causada por essa característica, e poucos sabem que é possível reduzir e até mesmo remover isso na GoPro. Para reduzir, basta alterar as configurações da câmera, e conseguirá também ângulos de 127º ou 90º.
Já para remover completamente a distorção causada pelo olho de peixe, será necessário usar o GoPro Studio. Depois que a sua imagem for registrada com a lente normal, vá até o software e procure pela opção de eliminar o efeito. Preparamos um tutorial para ensinar como fazer, tanto reduzir quanto remover.
5- É comum usar saliva/hipoglós para evitar gotículas
Evite o acúmulo de gotículas na lente em fotos na água com hipoglós ou até mesmo sua saliva (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)
Sabe quando aquelas fotos tiradas na água saem embaçadas ou com gotículas na tela que atrapalham (e muito) o resultado das imagens? Pois então, para evitar o embaçamento, a técnica é colocar as pastilhas com esse propósito, mas isso não evita o acúmulo de água na tela. Isso pode ser feito de forma bem mais simples.
Você pode usar uma fina camada de hipoglós na tela ou até mesmo a sua saliva. Basta lamber a lente da câmera e depois passar água nela. A saliva ajuda a evitar que a água se acumule na lente e crie gotículas.
6 - A marca ganhou um Emmy
Você sabia que a GoPro faturou uma estatueta na maior premiação da televisão? No Emmy Awards de 2014, a câmera ganhou na categoria Tecnologia e Engenharia, prêmio concedido pela National Academy of Television Arts & Science, dos Estados Unidos. O escolhido é eleito por sua contribuição para a produção de filmes e programas de televisão.
Durante o agradecimento, Nicholas Woodman, CEO da empresa, contou uma história envolvendo Hollywood e a câmera. De acordo com ele, uma determinada loja da região vendia muitos modelos e, ao perguntar ao dono da loja qual era o motivo, soube que a Universal Studios comprava vários modelos para não colocar câmeras super caras em situações de risco. Foi então que surgiu todo um mercado voltado para esse tipo de câmera.
7 - Sobre Nick Woodman e sua equipe
O criador da GoPro é um surfista famoso por amar esportes radicais (Foto: Reprodução/Youtube)
E por falar em Nick Woodman, o criador da câmera e CEO da marca é, imaginem só, um surfista. O empresário teve a ideia brilhante de criar a câmera de ação que o tornou bilionário (ele anda bem famoso na Forbes). Para completar a sua equipe de trabalho, Nick conta com amigos pessoais ocupando cargos altos ("falaí, brow!") e o requisito mínimo na hora da contratar novos funcionários é simples: ser esportista.
8 - A case atrapalha o áudio
Geralmente, usamos a case à prova d’água da GoPro mesmo quando não vamos tirar fotos que envolvam água. Afinal, além de ser mais prático por não ter que ficar trocando o tempo todo e proteger mais a câmera, só com a case é possível encaixar um “pau de selfie”, por exemplo. Porém, você sabia que ela atrapalha o som dos vídeos?
A qualidade de áudio das gravações é prejudicada porque a case tampa uma da saídas de som, e a única maneira de resolver esse problema é, de fato, usando a câmera fora da caixa. Se você for fazer um vídeo que não precise necessariamente estar com a case, grave fora dela e verá que o áudio terá muito mais qualidade.
Case à prova d’água atrapalha o áudio nos vídeos (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário