Pode parecer uma invenção recente, porém a primeira câmera digital foi desenvolvida ainda na década de 70. Conheça a esta relíquia e seu inventor.
Ela pesava 3,6 kg, só podia tirar fotos em preto e branco e tinha uma resolução de apenas 0,01 megapixels. Ou seja, 10.000 pixels.
Steve Sasson, engenheiro da Kodak fala sobre a câmera:
Ela não usava um rolo para capturar imagens estáticas, era uma câmera que pode capturar imagens usando um CCD (dispositivo de carga acoplada) e digitalizava a cena capturada e gravava a informação digital em uma fita cassete padrão.
Levava 23 segundos para gravar a imagem digitalizada na fita cassete. A imagem podia ser vista removendo a fita cassete da câmara e colocando-a em um aparelho personalizado que podia ler a informação da fita; este consistia de 100 linhas (100 pixels de altura); convertia-o em um padrão de vídeo NTSC com 400 linhas que era enviado a um televisor.
Era uma maravilha da tecnologia que existia nos tempos em que John Travolta dançava em uma boate com um piso feito de luzes coloridas. E que veio para integrar os sistemas de sensores eletrônicos visuais com sistemas de backup e processamento de informação digital (naqueles tempos eram cassetes), que é a mesma coisa que qualquer câmera digital de hoje faz, até que sua webcam; exceto que esta depois convertia de volta para o formato analógico para enviar para televisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário