Mascar um simples chiclete ou jogar palavra cruzada de tabuleiro são alguns das coisas proibidas em outros países que parecem inocentes para nós. Isso mesmo, como você vai ver na matéria de hoje, algumas ações, roupas, dentre outras coisas simples que fazem parte de nosso cotidiano, simplesmente, foram proibidas em outros lugares do mundo pelos mais estranhos e variados motivos.
Um bom exemplo disso, além do chiclete e da palavra cruzada, é o uso de consoles de vídeo games. Como você vai ver na lista abaixo, essa é uma das coisas proibidas da China. E tudo porque o governo do País achava que os jovens chineses precisavam gastar o tempo vago com outras coisas. Dá para acreditar?
Mas não é somente a China que tem proibições absurdas. Dentre as várias coisas proibidas de outros países está a escolha do nome de seu filho, caso ele não esteja no catálogo dos “nomes provados pelo governo” e assim por diante.
Viu só como o Brasil não é tão ruim assim? Bom, chega de conversa fiada e vamos ao que interessa.
Confira algumas coisas proibidas em outros Países que vão deixar você chocado:
1. Vídeo Games
Em 2002, o governo chinês proibiu o uso dos consoles para evitar que os jovens perdessem tempo e passassem a trabalhar.
2. Roupas de emo
Na Rússia, uma das coisas proibidas pelo governo foi o uso de roupas de emo. Os russos diziam que essa tribo era ameaça a estabilidade nacional, já que incentivavam a depressão e muitos jovens estavam suicidando.
3. Cortes de cabelo ocidentais
Essa é uma das coisas proibidas no Irã. Cortas de cabelo como os horrorosos mullets, rabos de cavalo e cabelos pontudos não podem ser feitos no País.
4. Dia dos Namorados
Na Arábia Saudita, nada de Dia dos Namorados para os “bombinhos”. A data é considerada uma violação às crenças muçulmanas. Aliás, tudo que é vermelho é proibido de ser vendido na data, para evitar que namorados caiam na tentação de presentear seus pares.
5. Reencarnação sem consentimento prévio
Pois é, se for reencarnar na China, melhor avisar. Isso porque voltar a esse mundo sem aviso prévio é uma das coisas proibidas no País. Essa proibição, aliás, foi uma forma de “atacar” os budistas tibetanos.
6. Alimentos enriquecidos
Na Dinamarcar, uma das coisas proibidas são alimentos enriquecidos com vitaminas, sais minerais, cálcio e assim por diante. Por causa disso, produto como Ovomaltine, achocolatado e alguns cereais não podem ser consumidos em terras dinamarquesas.
7. Scrabble (palavra cruzada de tabuleiro)
Na Romênia, durante a década de 1980, o presidente Nicolae Ceausescu proibiu a venda desse jogo. A justificativa era de que as palavras cruzadas são “excessivamente intelectuais” e um “mal destruidor”… isso, claro, porque fazia as pessoas pensarem mais.
8. Alguns nomes para bebês
Outra das coisas proibidas na Dinamarca) é escolher um nome para seu bebê que não esteja entre os 24 mil aprovados pela lei do País. Existe até um catálogo. Se desejarem um diferente, precisam pedir permissão do governo.
9. Roupas amarelas
Na Malásia), em 2011, o governo proibiu que as pessoas vestissem a cor amarela. Isso porque essa a cor era oficial por um grupo de ativistas que estava tirando a paz do governo na época.
10. Flor Jasmin
Dentre as milhares de outras coisas proibidas da China, está a venda ou a compra da flor jasmim. Isso porque, a Revolução de Jasmim, na Tunísia (que tinha a flor como símbolo), acabou incentivando manifestações também entre os chineses.
11. Celulares
Durante o governo de Fidel Castro que, aliás, durou muito tempo, uma das coisas proibidas no País era o uso de celulares por cidadãos comuns. Somente os altos funcionários do governo podiam utilizar os aparelhos.
12. Chicletes
Essa é de chocar! Em Singapura, desde 1992, uma das coisas proibidas é a importação das gomas de mascar ou, como conhecemos popularmente, de chicletes. O produto foi proibido no País para mater as cidade e locais públicos limpos.
13. Manequins
No Irã, nada de manequins nas vitrines! Essa é mais uma das coisas proibidas no País por ferir os conceitos religiosos. Eles são são permitidos, no caso dos femininos, se estiverem vestidos com um hijab.
14. Sacos plásticos
Em Bangladesh), em 2002, o país proibiu o uso de sacos de plástico. A França, a Tanzânia e o México também têm essa proibição, a fim de ajudar a preservação do meio ambiente.
15. Mulheres no volante
Essa é uma das coisas proibidas mais chocantes da Arábia Saudita. Embora não exista nenhuma lei que proíba, efetivamente, que mulheres dirijam carros, as licenças simplesmente não são emitidas a elas.
16.Ketchup
Na França, uma da coisas proibidas, é comer ketchup. A proibição entrou em vigência em 2011, pelo menos nos refeitórios das escolas, para preservar a culinária francesa.
17. Bater em crianças
Na suécia, nem mesmo os pais podem bater nas crianças. Essa é um das coisas proibidas pelo governo no País.
18. Andadores para bebê
No Canadá, é bom que os bebês sejam espertos o suficiente para aprenderem a andar sozinhos. Isso porque uma das coisas proibidas no País é o uso de andadores. Para criar a proibição, em 2004, o governo se baseou em estudos que apontam que bebês que foram ensinados a andar com o auxílio de um andador tinham um desenvolvimento motor atrasado.
19. Viagem no tempo
Outra das coisas probidas da China que são muito engraçadas é a viagem no tempo. O motivo da proibição, baixada pelo governo, foi devido a forma fútil como alguns programas de TV e filmes tratavam sobre o assunto.
20. McDonald’s
Se você estiver com fome, na Bolívia, a única coisa que você não vai encontrar é um McDonald’s. O mais engraçado de tudo é que essa não é uma das coisas proibidas por lei no País. O problema é que os próprio bolivianos rejeitam as fast foods americanas, ao ponto de provovar o fechamento de algumas lojas da rede que chegaram a se aventurarem por lá. Aliás, a Bolívia é o único aís latino-americano que não conta com estabelecimentos especializados em fast foods.
Incrível todas essas coisas proibidas pelo mundo, não achou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário