Apesar de ataques hackers à emissoras de televisão não serem muito frequentes, essa é uma prática bem antiga e chegou bem antes de a própria internet ser de fato criada. A primeira notícia que se tem de uma invasão á redes de TV foi a que ocorreu em 1986, quando um homem insatisfeito com o aumento da mensalidade da HBO, derrubou o sinal da emissora e colocou uma mensagem de protesto que foi vista por milhões de americanos por mais de 4 minutos. Por mais raras que sejam essas invasões elas sempre são marcantes e algumas até mesmo bizarras. Confira agora as 4 maiores invasões a emissoras de tv de todos os tempos!
1. Ataque Zumbi (2013)
Era uma segunda feira, 11 de fevereiro de 2013, os telespectadores da emissora KRTV do estado de Montana , EUA, assistiam a série de TV Steve Wilkos quando se depararam com uma mensagem de alerta: "Os defuntos estão se levantando dos túmulos e atacando os vivos (...) Não tente se aproximar ou detê-los, os corpos são extremamente perigosos". A mensagem foi exibida em áudio, por hackers que invadiram o sistema de alerta em áudio da TV. O acontecimento é um tanto quanto bizarro pois não é todo dia que você recebe um alerta zumbi enquanto assiste sua programação favorita não é mesmo? Após o incidente a emissora teve que fazer um pedido de desculpas em sua programação informando que o alerta era falso. Os hackers que invadiram a KRTV nunca foram pegos.
2. "Eu sou o Estado Islâmico" (2015)
Nem toda a segurança tecnológica que vivemos hoje foi capaz de deter os hackers que invadiram a TV francesa TV5 Monde em abril deste ano. Hackers que se alegam lealdade ao grupo terrorista Estado Islâmico invadiram o sinal de TV da emissora, deixaram 11 canais fora do ar ao mesmo tempo, além de hackear o site da companhia e suas contas em redes sociais como Twiiter e Facebook, na página inicial do site da emissora era possível ler a frase: "I am IS" (eu sou o Estado Islâmico).
3. Max Headroom I (1987)
Este é sem dúvida o mais bizarro e misterioso ataque hacker à emissoras de tv de todos os tempos. Na noite de 22 de novembro de 1987, o noticiário esportivo da rede WGN, de Chicago nos Estados Unidos, era transmitido normalmente quando de repente a transmissão é interrompida e dá lugar a imagem de um homem mascarado pulando e rindo na frente da câmera, a interrupção dura alguns segundos, quando o sinal é restabelecido o apresentador Dan Roan, surpreso diz: "Bom se você está surpreso com o que aconteceu, eu também estou". O acontecimento sem ,aparentemente, motivo, método ou culpados, pois ninguém sabia quem era o responsável, podia muito bem ter vindo de extraterrestres, foi o que muitos pensaram na época. Mas a verdade é que o cara mascarado representava com a máscara o primeiro apresentador gerado por computador: Max Headroom, que apareceu pela primeira vez em 1985 em uma tv britânica.
4. Max Headroom II (1987)
Duas horas depois da primeira invasão na WGN, outra rede de televisão, também de chicago, foi atacada. o canal 11, WTTW, exibia um episódio de Dr. Who, e mais uma vez a transmissão é interrompida e o homem mascarado aparece de novo, só que dessa vez ao contrário da última invasão que durou 30 segundos e não tinha áudio, apenas ruído, a nova invasão que durou pouco mais de 1 minuto trazia uma mensagem, o homem com a voz distorcida dizia:"eu acho que sou melhor que Chuck Swirky, maldito liberal" fazendo referência ao locutor do Chicago Bulls, que na época era sensação da Rádio WGN, "(...) acabo de criar uma obra de arte para todos os nerds jornalistas do mundo!", slogan do Chicago Tribune, jornal que pertencia à emissora. Entre as ameaças o mascarado cantarolava e fazia gestos. "Quando nossa equipe estava tentando entender o que estava acontecendo, já tinha acabado" disse um porta voz da WTTW na época. Depois do acontecimento o FBI passou a investigar o caso, porém o "Pirata da Televisão" nunca foi encontrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário