Jayson Hanes, um hobbysta do mundo dos drones recebeu uma notificação do Departamento Federal de Aviação Norte Americano (equivalente a nossa ANAC) por postar vídeos de filmagens aéreas com drones no youtube.
A alegação do FAA é que por existirem propagandas no Youtube, postar vídeos de filmagens com drones pode ser considerado uma atividade comercial envolvendo os UAVs, assim sendo, ilegal se não houver autorização expressa do órgão para tal. Com esse episódio, podemos perceber que não é só no Brasil que ocorrem os disparates judiciais em relação a aplicação de leis, trata-se de uma interpretação totalmente tendenciosa da lei e um ataque aberto contra a indústria UAV, além de ser completamente desprovida de bom senso.
Uma coisa é ser proibido voar com fim comercial (ok, não concordamos, mas é a lei), agora caçar vídeos no youtube e afirmar que são comerciais porque o Youtube exibe propaganda é forçar, bastante. Observem que não eram vídeos de portfolio de trabalho (drone realizando filmagem para cliente X ou Y que poderia ser enquadrado como atividade comercial) e sim vídeos de lazer.
A notificação que Jayson recebeu foi mais ou menos “Pare de realizar atividades comerciais com drones (se referindo a postar os vídeos), caso contrário soferá as sansões legais cabíveis.
Esperamos que a nossa agência (ANAC) não siga os passos errados do FAA, apenas os certos, há muitos avanços na discussão sobre utilização comercial por lá, recentemente ocorreram progressos importantes.
A cartinha que Jayson recebeu afirmava que os vídeos no Youtube eram a evidência concreta da utilização comercial de drones.
Hanes afirmou que voa apenas por hobby e prazer e os seus vídeos continuam no ar por enquanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário