sexta-feira, 7 de novembro de 2014

3 Programas para usar Android no PC

Android no PC Descubra como usar e desfrute de suas funcionalidades através do seu Desktop

Android vem ganhando a concorrência contra outros sistemas mobiles como o Windows Phone e o Symbian. Isso porque é um sistema operacional para dispositivos móveis do Google e ainda com versão livre para alterações pelos próprios usuários.
E o que vem tornando esse sistema tão famoso mundialmente realmente é esse fator: a liberdade para os usuários de poderem personalizar o sistema como bem quiserem.
Por ser um sistema open-source vem ganhando cada vez mais aplicativos desenvolvidos pelos usuários, e com isso vem chegando finalmente a possibilidade de utilizar esse poderoso sistema já no seu computador.
Isso mesmo, além de poder desfrutar dos benefícios do Android nos seus dispositivos móveis como smartphones e tablets, agora você vai poder inovar usando até mesmo no seu computador.
Para isso você vai poder escolher dentre esses 3 programas para usar o sistema mobileAndroid no PC .Android no PC

Conheça agora os 3 programas que você pode usar o Android no PC


LiveAndroid: Com esse programa você vai poder criar a imagem ISO de instalação do Android no PC
clique aqui
Android x86: Se você deseja usar o Android no PC esse pode ser o programa que você precisa, a versão dele é o KitKat 4.4
clique aqui
Bluestacks: Com o Bluestacks você pode rodar aplicativos simulando o Android dentro do seu computador
clique aqui

DICA:

Você pode escolher dentre esses 3 programas para usar os mesmos aplicativos que se usa no Android de dispositivos móveis em Android em seu computador.
Muitas pessoas estão se tornando interessadas em baixar essa versão para o computador, principalmente para usarem o mais famoso aplicativo de comunicação hoje em dia, o WhatsApp. Quando você baixar algum desses programas poderá acessar o Google Play e baixar vários outros apps disponíveis também.

BlueStacks Beta-1 - Android

Do smartphone para o PC: rode aplicativos e games do Android diretamente no Windows.

Você tem vontade de experimentar como funciona o Android, porém não possui um aparelho compatível?
Para as pessoas que desejam ter contato com o sistema operacional da Google para dispositivos móveis, mas não têm acesso a um smartphone, surgiu o BlueStacks.
Este programa permite que aplicativos e jogos do SO da Google sejam executados diretamente no computador. Assim, você pode rodar alguns softwares que antes estavam disponíveis somente em smartphones.

BlueStacks

Em sua atual versão, o BlueStacks oferece dezenas de apps para que você torne sua rotina na frente do PC mais prática e divertida.

Um pouco do Android

Por padrão, o BlueStacks oferece alguns aplicativos já pré-carregados. Entre os programas oferecidos, você encontra alguns muito famosos, como os games da franquia Angry Birds ou alguns softwares de organização pessoal, como o Evernote, por exemplo.

Novo dock

Nesta nova versão, o BlueStacks ganhou também uma bela repaginada em sua interface, alterando boa parte do funcionamento do software. Agora, após tê-lo instalado em seu computador, você não ganha somente um botão para acessar as suas principais ferramentas, mas também um pequeno dock que fica posicionado na parte superior da tela.

BlueStacks - dock
Nele, você é capaz de encontrar atalhos para as principais lojas de aplicativos para Android, encontrar os seus programas preferidos, ver quais são os mais baixados e, se quiser, conectar o seu smartphone ao programa. E caso você não tenha curtido esse dock, não tem problema: basta clicar no botão “X” para que ele seja minimizado e, em seu lugar, um discreto atalho surja na parte superior direita da tela do seu computador.

Interface remodelada

Já na tela principal do BlueStacks, você encontra uma espécie de emulador de telefone com sistema Android. No seu primeiro acesso, por exemplo, é preciso cadastrar-se no Google Play, mercado de aplicativos da companhia, para conseguir baixar programas por meio dele. Tudo de maneira muito semelhante à encontrada em telefones com o SO.
Com relação aos botões do programa propriamente dito, ao acessar a página inicial do BlueStacks você encontra sugestões de download, além de atalhos para todos os softwares que você já baixou. Dessa forma, basta clicar naquele que deseja executar para que ele comece a rodar da mesma forma que funcionaria em um telefone com Android.

BlueStacks - rodando App

Além disso, há também um pequeno campo que permite a realização de pesquisas, tudo para que você encontre todos os aplicativos que desejar. Os resultados são mostrados em vários mercados de programas, como o Google Play, GetJar ou Amazon Apps. Assim, caso o download não aconteça de forma automática, você ainda tem a chance de escolher de onde quer puxar o software desejado.

Sincronização do smartphone com o PC

Mais do que apenas rodar softwares do Android no computador, este programa conta com um recurso para a sincronização de apps entre o seu smartphone e o PC. Para que isso seja possível, você precisa instalar o BlueStacks Cloud Connect no seu aparelho.


BlueStacks é uma interessante ferramenta para quem deseja ter um primeiro contato com o Android ou pretende usufruir dos aplicativos instalados no smartphone diretamente no computador.
A nova interface do programa deixou o acesso às suas principais ferramentas ainda mais fácil, uma vez que o dock inserido na parte superior da tela permite que você busque novos aplicativos ou tenha acesso rápido aos softwares já instalados.
Entretanto, apesar do visual remodelado e desses atalhos inteligentes trazidos pelo programa, a utilização do BlueStacks é um pouco confusa, principalmente para quem está tendo o primeiro contato com ele e com algo relacionado ao sistema Android.
A configuração de contas para acesso ao Google Play, por exemplo, não funcionou em um primeiro momento, tornando impossível a realização de downloads por meio do mercado oficial da Google. Além disso, tarefas simples, como o redimensionamento da tela, por exemplo, podem fazer o programa travar completamente.
Já com relação ao download de aplicativos, muitos acabam não conseguindo identificar o BlueStacks como um celular, tornando impossível a sua instalação e utilização no software. Em nossos testes, em dez programas pesquisados, somente dois foram compatíveis e puderam ser baixados.
Além disso, aqueles que utilizam o microfone, como o Talking Tom Cat, por exemplo, não tiveram seus recursos explorados, uma vez que não há conexão do programa com o microfone do computador. Entretanto, é válido ressaltar que este software ainda está em sua versão Beta – o que significa que ele ainda está em desenvolvimento, sendo aceitável demonstrar tais problemas.
Para aqueles que já possuem um smartphone com Android, o grande atrativo do BlueStacks é sua ferramenta para a sincronização de apps, possibilitando que você usufrua dos aplicativos móveis mesmo sem estar com o celular.
O programa possui um consumo razoável dos recursos da máquina. Portanto, computadores com hardware muito limitado podem ter problemas ao rodá-lo, ficando lentos ou travando quando houver outras tarefas sendo executadas no PC ao mesmo tempo.
Apesar disso, se você deseja ter o Android o tempo todo ao seu alcance, este softwre é uma ótima opção. Mesmo com alguns problemas, o BlueStacks se apresenta como uma das melhores opções para quem deseja emular o sistema da Google no computador.


LiveAndroid 0.3

Teste o Google Android no seu PC, sem precisar comprar um telefone novo.

Com a internet sendo acessada cada vez mais a partir de plataformas móveis – principalmente celulares – era questão de tempo até o gigante da rede se manifestar. O Android é o sistema operacional desenvolvido pelo Google – e mais 30 outras empresas de tecnologia móvel – para telefones celulares.
A principal diferença em relação aos seus concorrentes – Symbian e Windows Mobile – é que o Android é um projeto open-source. Assim, qualquer desenvolvedor pode alterar o sistema para seus fins, enquanto os sistemas concorrentes aceitam alterações significativas apenas dos fabricantes.
Até o momento, no Brasil não foram lançados telefones que utilizem o sistema, porém isso é questão de tempo. Cada vez mais fabricantes criam aparelhos para explorar as diversas possibilidades do Android, e em breve os primeiros modelos devem chegar ao país.

Tela principal do Android

Porém, até que isso aconteça de fato, desenvolvedores nacionais que desejem estar na linha de frente da tecnologia têm que lidar com um problema grave. Sem um aparelho rodando Android não é possível testar aplicativos desenvolvidos para o sistema.
O Grupo LiveAndroid desenvolveu uma maneira de instalar o Android em seu PC, para que você possa testar aplicativos, ou mesmo utilizar seu computador a partir do sistema da Google.

Splash do LiveAndroid

Apesar de desenvolvido para telefones celulares, o Android tem apresentado um funcionamento exepcional em notebooks e netbooks. Só que esses equipamentos normalmente vêm de fábrica equipados com sistemas operacionais Windows ou com distribuições mais conhecidas de Linux.
Rodar seu computador a partir do Android é, ainda, mais uma atividade de curiosos com o sistema ou de desenvolvedores que pretendem lançar produtos de software para o Android. Entretanto, Com a chegada de aparelhos rodando sob Android outras possibilidades devem se tornar válidas. E com o LiveAndroid você já estará à frente da maioria.

Menu principal do Android 

O download que você faz clicando ali em cima é uma imagem de disco ISO. Para baixar a segunda parta, clique aqui. Essa imagem pode ser usada de três formas para que você teste o Android.
A primeira forma é gravar essa imagem de disco em um CD, e inicializar seu computador a partir do disco ótico. Com isso, você estará transformando seu computador em um PC rodando inteiramente sob o Android. Aqui mesmo no Baixaki você encontra maneiras de gravar essa imagem de disco nesse tutorial e nestas respostas a dúvidas dos usuários.
A segunda possibilidade é criar um LiveUSB, usando programas como o UnetBootIN, e indicando a imagem ISO do Android como base para a criação do pendrive bootável.
A outra opção é criar uma máquina virtual, para utilizar o Android em paralelo ao seu Windows. Para criar a máquina virtual, você pode utilizar diversos programas, como o VirtualBox e o Microsoft Virtual PC.

 O primeiro passo para a criação da máquina que irá rodar o Android em seu PC é dizer para o seu aplicativo que você pretende usar esse sistema operacional. Para tanto, ao criar uma nova máquina do seu programa preferido, nomeie-a como “Android” e especifique o sistema como uma distribuição “Linux”, de versão “Linux 2.6”.
Continuando o processo, o programa perguntará a quantidade de memória que você pretende reservar ao Android. Nos testes feitos no Baixaki, 256 Mb foram suficientes para rodar o sistema com facilidade. Caso você sinta que a máquina virtual está lenta, sempre é possível aumentar essa quantidade nas configurações da mesma.

Definição do sistema android Criação da Máquina Virtual

No próximo passo o programa de virtualização irá pedir um disco rígido principal de Boot. Como você iré inicializar o sistema a partir da imagem de disco, desmarque essa opção. O programa irá retornar um aviso sobre a falta desse disco, mas basta clicar continuar e proceder com a instalação.
Aceite o resumo que o programa fornece, e na tela principal do software de virtualização selecione a máquina Android, abrindo suas configurações. Na seção Tela (ou Vídeo, dependendo do aplicativo que você estiver usando), selecione 8 Mb de memória de vídeo. Isso garante o processamento de imagens no mesmo padrão de um netbook simples.
Para selecionar a imagem ISO como o disco de boot do sistema, na seção CD/DVD-ROM habilite “Montar Drive de CD/DVD” e selecione “Arquivo de imagem ISO”.

Criação da Máquina Virtual

Depois escolha a imagem que você baixou e vá para a seção Sistema. Em “Ordem de Boot”, desabilite as caixas Disquete e Disco Rígido, mantendo apenas CD/DVD-ROM habilitada. Com isso, seus sistema irá sempre inicializar a partir da imagem de disco do Android. Clique em OK e mande executar a máquina virtual. Seja benvindo ao Android.

Criação da Máquina Virtual

A instalação é a básica, com apenas os aplicativos-padrão do sistema, mas salvo algum problema de configuração, assim que o sistema começa a rodar você pode se conectar através do Google Chrome presente no Android. Na rede, você encontra diversos outros aplicativos para instalar e testar.
Para utilizar o Android, os controles normalmente encontrados nos telefones são colocados no teclado, e o mouse faz às vezes de toques numa touchscreen. A tabela ao lado lista as chaves do teclado em relação às funções que elas desempenham. Vale lembrar que os telefones que usam Android costumam apresentar um teclado QWERTY, e portanto a escrita é normal.

O LiveAndroid é uma excelente oportunidade de testar o sistema operacional do Google. Para desenvolvedores que pretendem trabalhar nessa plataforma, é uma das maneiras mais simples de testar aplicativos em ambientes não exclusivos a telefones.
Com o sistema sendo usado também em netbooks, a possibilidade de desenvolver aplicativos um pouco mais pesados e cheios de funções torna-se mais viável, e o LiveAndroid dá a chance de colocar isso à prova rapidamente.
O funcionamento do sistema operacional é simples, levando poucos instantes para que o usuário se acostume a navegar pelas opções e teste o sistema como faria com qualquer aparelho celular.
Para quem deseja trabalhar com o Android, tem o sonho de consumo de utilizar um desses aparelhos ou então é apenas curioso com o sistema operacional do Google, o LiveAndroid é o melhor caminho.


Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...