sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Com regulamentação próxima, drones são a verdadeira atração da CES 2015

DJI e Parrot brilharam na maior feira de eletrônicos do mundo. Regulamentação do uso comercial de drones está próxima nos Estados Unidos e também no Brasil.

A Parrot, é uma empresa francesa de drones
Com a regulamentação do uso comercial dos drones cada vez mais próximo, não é de se espantar que a área dedicada a esses robôs voadores na CES 2015 tenha sido uma das maiores. Mais do que isso: foi a primeira vez na história da maior feira de eletrônicos do mundo que os drones ganharam uma seção só para eles, com mais de 20 empresas tomando conta do espaço, inclusive aéreo.

Nixie, o drone vestível que ganhou uma competição da Intel no final de 2014, fez sua primeira aparição na CES. Foto: Getty Images

Também, pudera, segundo agências de notícias internacionais como a Associated Press, funcionários da Administração de Aviação Federal, a FAA na sigla em inglês, já sinalizaram que devem propor regras de uso comercial neste ano. Provavelmente, as regras terão de passar pelo Congresso, mas messmo assim, tais autoridades acreditam que a questão deva ser resolvida até o início de 2015.
carrega uma câmera que pode enviar vídeo ao vivo para um smartphone. Foto: Emily Canto Nunes/iG

O maior temor das autoridades da FAA ainda são as aeronaves comerciais, aviões e helicópteros, um dos temores da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. Em resposta ao iG, a entidade brasileira disse estar em processo de desenvolvimento da proposta de regulamentação de operações não experimentais de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) civis em áreas segregadas. A proposta deverá ser submetida ao processo de audiência pública até o 1° semestre de 2015. Até que o plano se concretize, a ANAC avaliará caso a caso os requerimentos para esse tipo de operação.
A CES 2015 foi a primeira a ter uma área totalmente dedicada a drones. Foto: Emily Canto Nunes/iG

O andamento das regulamentações não é uma boa notícia apenas para o consumidor, mas principalmente para as empresas que estão apostando nessa tecnologia. De acordo com a Consumer Eletronics Association, entidade responsável pela organização da CES, a receita global do setor deve atingir US$ 130 milhões neste ano, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado.
CEA, entidade responsável pela CES, estima que o setor de drones movimente US$ 130 milhões em 2015. Foto: Emily Canto Nunes/IG


Drones são sucesso na CES 2015
Neste ano, uma das grandes novidades da CES 2015 era o suporte de câmera para o drone Inspire 1, da DJI, que permite que o cliente use a mesma câm
era do drone nas mãos em um suporte com visor, microfone embutido e uma bateria própria. O mais recente modelo da DJI, o Inspire 1, lançado em novembro, carrega uma câmera que pode enviar vídeo ao vivo para um smartphone, tem GPS e um sistema que compensa vento e ajuda a segurá-lo no ar. O Inspire 1 é capaz de voar por 18 minutos e chegar a 2 km de distância sem perder a comunicação com seu controle remoto.
Na CES 2015, todas as empresas que mostravam seus drones possuíam uma área de voo protegida por telas. Foto: Emily Canto Nunes/IG

A chinesa DJI é a maior fornecedora de drones civis na atualidade. Em outubro, a empresa entrou brevemente na cultura pop americana quando um personagem de "South Park" apareceu usando o drone Phantom para espiar seus vizinhos. A fabricante de software Pix4D projetou um aplicativo para transformar imagens filmadas por drones em mapas tridimensionais. Já a Huawei disse que seu próximo modelo de smartphone terá um app para controlar dos drones DJI e receber vídeo ao vivo.

Além da DJI, estavam na CES 2015 a francesa Parrot e a 3D Robotics, dos Estados Unidos. Quando o assunto é usos comerciais para os drones, grande parte das empresas apostam desde filmes, coberturas de noticiário, como fará a CNN, até o monitoramento de campos agrícolas de pesquisa ou de petróleo, bem como drones atuando na inspeção de linhas de energia e de oleodutos.

Regulamentação do uso comercial de drones está próximo tanto nos EUA quanto no Brasil. Foto: Emily Canto Nunes/iG


Na CES 2015, a Parrot mostrou a atualização do quadricóptero eXom, capaz de fazer voos autônomos. A grande sensação, porém, foram os minidrones, usados inclusive para apresentações de entretenimento no estande. Os minidrones Jumping Sumo e Rolling Spider, ambos equipados com câmeras e compatíveis com aplicativos para dispositivos móveis, devem chegar a alguns mercados selecionados já em 2015.



Novos recursos e automação
A CES também mostrou que um novo recurso deve atrair ainda mais a atenção dos entusiastas. Trata-se do "siga-me", tecnologia que permite que o drone acompanhe, fotografe ou filme o usuário que estiver usando no pulso um dispositivo de rastreamento. O AirDog, que está em campanha no Kickstarter, se beneficia desse recurso, enquanto a Nixie, que ganhou uma competição promovida pela Intel, faz algo bastante similar.

No palco da CES, Brian Krzanich, CEO da Intel, e os fundadores da empresa, Christoph Kohstall e Jelena Jovanovic, posaram para a primeira foto da Nixie. A Nixie é usada como uma pulseira, que se desdobra e voa para tirar a foto do momento escolhido.

A Qualcomm também mostrou alguns experimentos que vem fazendo em robótica, especificamente com drones, a partir do poder de processamento do seu mais recente chip para smartphones, o Snapdragon 810. Para Serafin Diaz, vice-presidente de engenharia da Qualcomm, o futuro dos drones é a automação. Na sua opinião, os drones serão efetivamente capazes de ajudar os seres humanos no dia-a-dia, poderão fazer mais do que só que voar. Alguns dos robôs mostrados pela empresa eram capazes de pegar objetos e de encanear ambientes graças aos seus sensores e também a suas câmeras 3D.
ASSISTA: Minidrones da Parrot fazem apresentação de dança no estande na CES
*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Qualcomm.





WhatsApp lança versão para PC



O WhatsApp deixou de ser um serviço exclusivo de dispositivos móveis, pois entrou em funcionamento a versão do aplicativo para web - com uso exclusivo no navegador Chrome.Para acessar, clique aqui.
Curiosamente, o serviço foi lançado ao mesmo tempo em que a empresa começou a banir os usuários que acessarem o serviço por apps terceirizados (saiba mais).  
Para se logar é preciso ter a versão mais recente do WhatsApp instalada no aparelho, e talvez a atualização demore um pouco para chegar até você. Em seguida, entre no site e um QR Code será apresentado.

Reprodução
Se o seu aplicativo estiver atualizado, pressione os três pontinhos no canto superior e entre em WhatsApp Web. Em seguida, mire a câmera do celular na tela do computador e encaixe o QR Code no espaço marcado na tela do smartphone. Se tudo for feito corretamente, o site mostrará seus contatos no WhatsApp automaticamente.
Se você tiver dificuldade para realizar o procedimento, saiba o que pode estar acontecendo.
Por enquanto, o serviço só está disponível para Android, Windows Phone e BlackBerry. Segundo o TechCrunch, a versão para iPhone ainda não saiu devido a "limitações da plataforma da Apple".

Um detalhe-, o celular tem que estar sempre conectado para funcionar no pc se não ferrou!

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...