quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Liberdade de expressão!!! Para quem não sabe!



Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, sem a prática de qualquer crime que possa pôr em causa o direito de outrem, sob pena de difundir crime em massa através da comunicação social como poder criminoso sob a capa de fé-pública, designadamente a injúria e a difamação em abuso de um poder. A liberdade de expressão privada é uma relação natural entre as partes e por isso não necessita de prevenção ou censura. Já a liberdade de expressão pública necessita de censura como único meio de garantir a liberdade dos cidadãos e a igualdade de tratamento, responsabilizando-se o Estado em representar a parte a atingir pois não existe outra possibilidade prática. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.1

Histórico[editar código-fonte]

A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da ideia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.
Com efeito, apenas integrantes de um demos (município), dirigido por um demarca participavam da política. Daí a expressão democracia, que significa governo de demos. Outro ponto a ser considerado que o grande número de escravos existentes em Atenas permitia que o tempo do cidadão fosse dedicado à política.
Aristóteles, costumava afirmar que todo e qualquer trabalho manual devia ser executado por escravos, de forma que os cidadãos pudessem dispor de seu tempo para as atividades políticas.
Os escravos gregos realizavam serviços manuais e eram tratados de forma benigna, podendo alcançar sua libertação em face de bons serviços prestados aos seus proprietários. O próprio Estado podia ter escravos, os quais exerciam funções menos significativas.
Convém esclarecer que a noção de Estado tida hoje não existia na Grécia Antiga. Sequer existia a noção da diferença entre Estado e Sociedade, até porque a sociedade era o próprio Estado.
Ainda, a democracia ateniense era a democracia direta. Os cidadãos reuniam-se em Assembléia, na Ágora (praça pública), para deliberar sobre os assuntos mais diversos. Na Ágora, todos podiam expressar seus pensamentos (liberdade de expressão). O direito à voz era de todos os cidadãos. Os cidadãos, aqueles que podiam participar da vida política da Polis restrigiam-se a um pequeno grupo de pessoas, mais precisamente, aos homens livres. Mulheres, escravos, prisioneiros e estrangeiros não podiam participar da vida política.
Por um outro lado, a existência da escravidão em Atenas era o que permitia ao homem livre ocupar-se somente da vida política. Isso implica dizer que a democracia grega existia graças à escravidão.
O homem grego com uma forte consciência política, via no Estado sua razão de existir, por isso sentia necessidade de integrar-se na vida política.

No Brasil[editar código-fonte]

No Brasil, desde a Constituição do Império havia a garantia da liberdade de expressão, o que foi preservado até a Constituição de 1937. Já no período conhecido como Estado Novo durante o governo do presidente Vargas, o princípio constitucional da liberdade de pensamento desapareceu. Foi adotada a censura como meio de impedir a publicação ou a reprodução de determinadas informações. A censura nasceu reprimindo a liberdade de expressão.
Com o período da redemocratização, a Constituição de 1946 foi responsável por colocar e assegurar, no novo ordenamento jurídico, a manifestação do pensamento. O texto constitucional dispunha a livre manifestação do pensamento, sem dependências da censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, por abusos cometidos, conforme disposição legal.
Quando Getulio Vargas ocupou o poder novamente, ele se preocupou em editar a lei da imprensa (Lei 2083 de 1953) com a devida regulamentação dos crimes de imprensa. Em seu bojo, a lei trouxe vários defeitos, como a exacerbada repressão à liberdade de imprensa.
Constituição de 1967, já outorgada nos governos militares, não aboliu o princípio da liberdade de pensamento, mas impôs uma delimitação que restringia sua aplicação, condicionando-os aos parâmetros da ordem pública e dos bons costumes.
O ordenamento jurídico de 1967 restringiu, ainda, a liberdade da livre manifestação do pensamento, ao impor sanções jurídicas a todo aquele que abusasse do direito individual com o objetivo de opor-se ao governo. Essa disposição ficou explícita nos artigos:
  • Constituição Federal de 1967, artigo 150 parágrafo 8.
  • Carta de Magna de 1967, artigo 151.
O direito a liberdade de expressão é caracterizado como direito da personalidade, integrante do estatuto do ser humano, fundamental para a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e determinada, para quem o incorpora, especificas funções. Ele é garantia individual e protege a sociedade contra o arbítrio e as soluções de força.
Vale ressaltar que, quando se restringe a liberdade de um indivíduo, não somente o direito deste é atingido, mas também o de toda a comunidade de receber e debater as informações, Caracteriza-se, assim que a liberdade de expressão atinge o indivíduo e a interação da sociedade.
Na atual Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, várias inovações foram conferidas em relação a liberdade de manifestação do pensamento, dando maior amplitude no rol de direitos e garantias individuais. Em todas as suas formas, a liberdade de expressão e um direito fundamental e intransferível, inerente a todas a pessoas, e um requisito para a existência de uma sociedade democrática.
Constituição brasileira de 1988
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    • V - o pluralismo político
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito àvidaliberdadeigualdadesegurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
  • Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Liberdade de Expressão e a Democracia[editar código-fonte]

A "liberdade para transmitir informações e ideias por quaisquer meios independentemente de fronteiras" (artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).
A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.
Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves. Cabe esclarecer que a aplicação da democracia não traz privilégios ao um determinado grupo específico e nem busca-se limitar de qualquer forma o direito de outrem, mas sim garantir a liberdade e direitos do coletivo.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

Referências

  1.  CABRAL, Bruno Fontenele. “Freedom of speech”. Considerações sobre a liberdade de expressão e de imprensa no direito norte-americano. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2640, 23 set. 2010. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/17476>. Acesso em: 16 ago. 2013.

Bibliografia[editar código-fonte]

  • Pereira, Guilherme Döring Cunha. "Liberdade e Responsabilidade dos Meios de Comunicação". São Paulo: Editora Revista dos Tribunais,2002.
  • Ferreira, Aluízio. "Direito à informação, direito à comunicação: direitos fundamentais na Constituição brasileira. São Paulo: Celso Bastos Editor: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1997.
  • Barbosa, Rui - A imprensa e o dever da verdade. São Paulo: Com-Art, 1990.

Top 10 Gifs da semana - só os melhores

Mergulhe de cabeça nos melhores Gifs da Semana!
Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Volta ao mundo em 5seg

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Queria ser esperto assim quando era novo :D

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
O cara nem viu de onde veio o terremoto… kkk
Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Vai dizer, chega a ser hipnótico

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Espírito de liderança :P

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Dia desses faço um igual x]

Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Não sei se funciona bem assim, mas é legal :)
Gifs de Quinta #12 - Os melhores da semana (10 gifs) | TudoMundo.com.br
Me deixa no chinelo :s

Curtiu? Mostra pra todo mundo :D

Menino do Acre ostenta água e manda recado para paulistas: assista

Um menino de 13 anos, natural de Rio Branco, fez sucesso esta semana na web após postar um vídeo em que brinca com a falta de água em São Paulo. Apenas no Facebook, até esta terça-feira (10), foram quase meio milhão de visualizações. No vídeo, o garoto tira sarro da quantidade de água que tem em casa e declara: "chupa São Paulo, aqui é Acre".

Ao G1, Raimo Lima de Matos diz que não esperava pela repercussão quando teve a ideia de gravar. "Depois que vi que os paulistas fizeram um documentário 'O Acre existe' e, sabendo que eles estão com falta de água, resolvi brincar mostrando que o Acre existe sim e tem água", diz o menino.
O registro foi feito pelo celular e o menino usou um sapato como suporte. Raimo conta que sempre grava vídeos e posta na sua página do Youtube, mas, segundo ele, as visualizações não passavam de 90.

Em vídeo, menino toma banho e canta: "avistei uma menina de São Paulo, sabe o que ela quer? Um banho" (Foto: Arquivo pessoal)
Em vídeo, menino toma banho e canta: "avistei uma
menina de São Paulo, sabe o que ela quer? Banho"
(Foto: Arquivo pessoal)

"Quando eu gravei o vídeo, pensei que ele seria visto somente pelos meus amigos da escola, como todos os outros que já fiz. Fiquei surpreso com a quantidade de visualizações e feliz ao mesmo tempo, já que a mensagem de que o Acre existe foi transmitida para muitas pessoas", conta Raimo.
Ainda no vídeo, enquanto toma banho na torneira quebrada, o menino canta: "avistei uma menina de São Paulo, sabe o que ela quer? Um banho...um banho. Ela quer banho".
Apesar das críticas que recebeu após brincar com a escassez de água em São Paulo, Raimo diz que por um lado foi bom. "Foi bom porque mostrei que o Acre existe e que não tem só índios e macacos. Por outro, foi ruim, pois estão me criticando por ter brincado com esse assunto", diz.
O pai do garoto, Salomão Matos, diz que não tinha conhecimento sobre a gravação do vídeo, mas afirma que o filho sempre faz gravações sobre coisas do cotidiano e posta nas suas redes sociais.
"Quando vi que ele tinha feito esse vídeo, achei engraçado e quis zoar com ele. Foi quando resolvi postar no meu Facebook. Eu não tinha noção que o vídeo teria essa quantidade de visualizações", revela Matos.

Andressa Urach desabafa “Após 27 anos vazia, hoje minha alma está mais serena”

Andressa Urach
Depois de um período afastada da mídia para tratar de uma infecção causada pela aplicação exagerada de hidrogel nas coxas, Andressa Urach  retornou nesta segunda-feira (09) à bancada do programa Muito Show, da Rede TV, revelando ao público como anda sua recuperação.
Para quem não se lembra, a modelo e apresentadora passou 25 dias internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Como tudo na vida, a gente colhe o que planta. Se, hoje, passei por tudo isso, foi puro e simplesmente por excesso de vaidade. Queria tirar a costela, cortar os dedos do pé”. Afirmou Andressa Urach. “Durante 27 anos me senti vazia e hoje, depois de passar por tudo isso e quase morrer, aprendi a dar valor á vida. Estou com minha alma bem mais serena e finalmente posso dizer que me encontrei”.
“A primeira vez que realizei a aplicação do hidrogel faz mais de cinco anos. É tanto tempo que nem sei mais quem foi o médico. Sei que foi um grande erro, mas agora não adianta apontar culpados. O importante é seguir em frente com minha nova vida”, finalizou Andressa Urach.

O TÊNIS DO FILME "DE VOLTAR PAR AO FUTURO 2" SERÁ LANÇADO, MAS BEM CARINHO


Se você já assistiu o filme "De voltar para o futuro 2" sabe que no filme de 1989 eles fazem muitas previsões para o futuro (nossa atualidasde), que muitas infelizmente estão longe de acontecer. Mas se você assistiu o filme com certeza vai lembrar do tênis que ao ser calçado ajusta os cadarços automaticamente.

A Nike anunciou um produção limitada desse tênis para este ano, infelizmente o preço não agrada muito, ficará em torno de R$23000,00. Já existe uma replica do tênis do filme porém não é funcional, mas este que a Nike vai lançar funciona igual do filme.

E você vai ter coragem de comprar? 

Facebook Lite: Versão leve do aplicativo para celulares mais modestos


Facebook lançou versão compactada de seu aplicativo para celular. Está versão são para os usuários de celulares Android que não possuem um aparelho tão moderno ou de última geração e que não tem acesso a uma rede 3G ou 4G, esta versão do Facebook usa menos dados e funciona em todas as condições da rede. 

Porém no Google Play o aplicativo está limitado a alguns países e o Brasil ficou de fora, mas você pode baixar o APK e instalar manualmente, lembrando que deve desbloquear as permissões de aplicativos para permitir fontes desconhecidas, caso contrário não conseguira instalar o aplicativo.



O Facebook Lite é:

  • Rápido de instalar, pois tem menos de 1MB
  • Rápido para carregar
  • Eficiente com dados
  • Projetado para redes 2G e áreas com conectividade de rede limitada

Funcionalidades

  • Você pode conversar com seus amigos e também conversas em grupo
  • Receber notificações quando comentarem ou curtirem seus posts
  • Ver o que seus amigos estão fazendo
  • Compartilhar atualizações e fotos

* Baixamos e instalamos o aplicativo. Funciona perfeitamente e não deixa nada a desejar. Recomendamos! 

    10 Mitos e Verdades sobre as Cervejas que vão te surpreender

    Mitos e Verdades

    Mitos e Verdades! Sempre escutamos muitas coisas sobre bebidas e principalmente sobre cerveja, nós mesmo do BN já publicamos diversas matérias de estudos sobre os benefícios da cerveja!
    Porém, vemos em alguns lugares muitas noticias sem fundamento e que acabam enganando os leitores. Por isso, separamos 10 mitos e verdades para que você saiba um pouco mais sobre a bebida mais consumida no Brasil.

    Os 10 mitos e verdades

    1) Cervejas devem ser tomadas estupidamente geladas? MITO

    O frio atrapalha a percepção de sabores e aromas. Portanto, cervejas mais complexas não devem ser bebidas tão frias. Cada estilo tem a sua temperatura ideal, que pode variar de 0 grau para as cervejas comerciais comuns até 15 graus para alguns estilos mais intensos.

    Espuma da cerveja 2

    2) Cervejas armazenadas por mais de 6 meses podem ser tomadas normalmente? MITO

    A maioria das cervejas do mercado deve ser consumida o mais jovem possível, pois perdem suas características principais com o tempo. Porém, existem estilos que permitem até 30 anos de guarda. Deve-se sempre atentar para a data de validade impressa no rótulo.

    3) Cervejas de lata são melhores de as de garrafa? MITO

    Hoje, as latas têm tecnologia bastante avançada e não passam sabor ou aroma para a cerveja. Existem até alguns especialistas que preferem as cervejas em lata, já que elas impedem passagem de luz e ar, grandes inimigos da cerveja.

    4) O tamanho da garrafa não interfere no sabor da cerveja? VERDADE

    O tamanho da garrafa não muda o resultado final do produto de forma considerável.

    Espuma da cerveja5) As melhores cervejas são as mais amargas? MITO

    As cervejas mais amargas costumam ter mais lúpulo, um dos ingredientes da bebida que confere o amargor, apreciado por muitos. Mas isso não quer dizer que não existam ótimas cervejas com baixíssimo amargor.

    6) Bolhas na lateral interna da cerveja são mau sinal? VERDADE

    Elas indicam que o copo foi mal lavado ou já está na prateleira há um bom tempo. Ou seja, são sinal de sujeira.

    7) É melhor tomar cerveja no copo do que na lata? VERDADE

    O copo possibilita maior percepção de sabores e aromas da cerveja, além de permitir a apreciação de sua cor e espuma.

    8) Cervejas artesanais são mais saudáveis? MITO

    O que acontece é que boa parte das cervejas artesanais não usa conservantes ou estabilizantes, o que as deixa mais saudáveis. Porém, ser artesanal não significa que isso ocorra. É sempre importante conferir o rótulo, onde estão descritos os ingredientes.

    Tipos de Cerveja9) O copo mais indicado para cerveja é o americano de bar? MITO

    Cada estilo de cerveja tem um copo ideal, que fará com que suas características sejam melhor aproveitadas.

    10) A cerveja estraga se gelar, esquentar e gelar de novo? VERDADE

    A troca de calor causa algumas instabilidades na cerveja, podendo alterar sua cor e eventualmente sabor. Além disso, pode fazer com que ela perca gás e fique “choca”.

    Autor

    Autor

    Receita de cupcake de Nutella com Ferrero Rocher

    Receita de cupcake de Nutella com Ferrero Rocher

    Aprenda a fazer uma deliciosa receita de cupcake de Nutella com Ferrero Rocher.


    A receita é muito fácil de fazer e resulta numa deliciosa e rápida sobremesa que irá fazer as delícias de todos.

    Ideal para servir em qualquer altura, esta sobremesa é deliciosa e toda a gente irá gostar do seu sabor requintado.

    Toda a gente irá gostar desta excelente e fácil receita de cupcake de Nutella com Ferrero Rocher, que você pode fazer de forma simples na comodidade da sua casa.

    Ingredientes

    Preparação
    1 xícara (chá) de água mineral
    1 xícara (chá) de cacau em pó
    1 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
    2 1/4 xícaras (chá) de açúcar
    4 ovos
    1 c. sopa de baunilha
    1 xícara (chá) de creme de leite
    3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
    1 c. chá de fermento em pó

    Recheio:
    Nutella a gosto
    Ferrero a gosto




    Comece por esquentar a água no micro-ondas e dilua nela o cacau. Na panela, derreta a manteiga e o açúcar. Depois, leve à batedeira na velocidade máxima por cinco minutos. Desligue e veja se está frio.

    Junte um ovo. Ligue, coloque os demais ovos, um a um, até a massa ficar homogênea. Desligue, junte a baunilha e bata. Despeje a água com cacau e bata de novo. Desligue.

    Alternadamente, junte a farinha e o creme de leite. Mexa com o fuê. Ponha o fermento. Com um pegador de sorvete, coloque 1 1/2 colherada de massa em cada fôrma.

    Asse os bolinhos por 20 minutos em forno preaquecido a 180ºC. Desenforme e deixe secar sobre uma grade fria - pode ser a mesma do forno. Rechear com a nutella e finalizar com o Ferrero Rocher. Bom apetite.

    Fonte: Amando Cozinhar

    Confira mais aplicativos

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...