quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Instagram 5.0.0 - iOS



Conheça a rede social de fotografia que promete ser o Flickr dos usuários do iOS

Usuários de iPhones e iPod Touchs, uni-vos. Não sabe como? Com o Instagram, um aplicativo para iOS que promete resgatar o espírito fotógrafo que existe dentro de cada um. Isso mesmo, o aplicativo é uma espécie de Flickr para o iPhone, permitindo que os usuários enviem suas fotos a todos os amigos.
O primeiro passo a ser realizado pelos usuários é a criação de uma conta no serviço. Para isso é necessário clicar sobre o botão “Sign up” que está na parte inferior da interface. Após isso, insira seus dados cadastrais, como nome, email e senha para que a conta seja criada. Em seguida, basta clicar sobre “Done” e começar a se divertir.

Tirando fotos para o serviço

A rede social

Na aba “Popular” estão as fotos com maior número de comentário e marcações positivas (Like). Elas podem ser acessadas por qualquer usuário, que também tem o direito de realizar comentários acerca da fotografia postada. Se gostar do que está vendo, você ainda pode acessar o perfil do usuário e visualizar todas as fotos dele.
Em cada perfil há também a opção “Follow”, permitindo que os usuários sigam seus fotógrafos favoritos e tenham acesso às fotos por feeds na página inicial, de modo similar 
ao que ocorre com o Twitter.

Muitas imagens podem ser capturadas
Para divulgar as suas próprias fotos você precisa pressionar o botão “Share”. Neste momento a câmera funciona de modo padrão do iOS4, sendo comandada pelos mesmos botões. Após capturar a imagem, você será redirecionado para uma nova janela de adição de efeitos.
Basta clicar sobre eles para obter pré-visualizações dos resultados. São vários efeitos de imagens, muito simples, mas bastante interessantes. Quando encontrar o que melhor se encaixe na foto que deseja publicar, pressione “Next”.

Foto tratada na rede

Chegando na última tela de personalização, insira um pequeno texto para contar aos outros usuários o que essa foto representa (What?), onde ela foi tirada (Where? Opcional). Em seguida, escolha se deseja publicar a foto em algum das redes sociais disponíveis (Twitter, Flickr, Facebook, Foursquare ou Tumblr).
Agora clique em “Done” e pronto. Além de a foto ser colocada na lista de feeds de todos os seus contatos cadastrados, ela também fica disponível na sua pasta de imagens do aparelho, podendo ser exportada para o computador, sem problemas.

Mudanças trazidas pela versão 2.5.0

Depois de ter sido comprado por uma das maiores e mais populares redes sociais do mundo, o Facebook, o Instagram está começando a ganhar algumas melhorias. A atualização para a versão 2.5.0 traz um pacote de correções para os erros que aconteciam com frequência nos aparelhos, além de acrescentar algumas novidades interessantes.
A primeira delas tem a ver diretamente com a rede social que é a nova dona do aplicativo. As fotos curtidas por você no Instagram passam a ser compartilhadas automaticamente na sua página do Facebook. Quando você iniciar o programa, ele pergunta se você realmente deseja permitir essa funcionalidade.

Ative ou desative o compartilhamento automático

Porém, isso não é obrigatório. É possível desativar essa funcionalidade caso você não queira que o compartilhamento seja feito. Para fazer isso, basta seguir o seguinte caminho Perfil > Configurações > Compartilhamento > Facebook e escolher a opção “Não” quando você for perguntado sobre a publicação automática das fotografias curtidas.

Instagram Direct

O Instagram lançou recentemente um novo recurso que vem para bater de frente com outras ferramentas para compartilhamento de conteúdo. O Instagram Direct permite que você envie imagens para os seus amigos de forma privada, ou seja, somente quem receber a fotografia poderá visualizá-la.
Assim, com o Instagram Direct você é capaz de enviar as imagens e, de quebra, trocar mensagens por meio dos comentários feitos nas fotografias. O legal é que é possível marcar várias pessoas, algo que permite quase que a criação de uma “sala de bate-papo” dentro da postagem.
Tudo surge em tempo real e talvez por isso, a ferramenta possa acabar incomodando também os serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo, muito utilizado por quem deseja compartilhar fotos com determinadas pessoas, mas não quer que os arquivos se tornem públicos.

Novas formas de encontrar conteúdo

Além dessa função, a atualização do Instagram também oferece uma nova aba chamada “Explorar”. Ela serve para que você pesquise amigos e imagens no conteúdo da rede de fotografias, substituindo, de certa forma, a antiga divisória “Popular”. É possível procurar por meio de termos e também por meio de hashtags, abusando da função autocompletar que acompanha a nova caixa de busca.
Outra mudança que pode ser percebida é o melhoramento da parte dos comentários do aplicativo nos aparelhos iOS. Agora você pode visualizar todo o texto que está digitando, e não apenas a última parte dele, como acontecia anteriormente.
Por fim, vale mencionar que a partir de agora você também pode acessar a galeria de imagens do aparelho sem nem sequer deixar a tela do Instagram: basta pressionar e segurar o ícone da função que ativa a câmera. A atualização pode ser baixada gratuitamente por meio da loja do iTunes

Instagram merece vários elogios por realizar com louvor as suas duas principais funções: fotografia e publicação. Utilizando a câmera do iPhone (ou dos novos iPod Touch), o programa aproveita-se de belíssimos efeitos para deixar as imagens ainda mais interessantes e prontas para serem publicadas nos mais diversos ambientes sociais.
A publicação também é louvável. Ao mesmo tempo em que é simples e automática, é também muito completa. Permitindo integração com as redes sociais mais importantes do momento, o Instagram coloca os usuários em uma excelente gama de oportunidades sociais. A facilidade com que outras contas são acessadas e seguidas também merece destaque.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...