segunda-feira, 27 de abril de 2015

Em reportagem veiculada essa semana no canal internacional Panam Post, a ANAC afirma que o Brasil já possui uma regulamentação para drones


Em reportagem veiculada essa semana no canal internacional Panam Post, a ANAC afirma que o Brasil já possui uma regulamentação para drones, e o que falta é disseminá-la. No entanto representantes afirmam que novas emendas devem ser feitas nessa legislação para acompanhar o crescente uso de drones, e que a mesma deve ser publicada antes dos Jogos Olímpicos de 2016. Confira abaixo a tradução da reportagem na íntegra.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, autoridades brasileiras estão elaborando novas legislações para o uso doméstico de veículos aéreos não tripulados (VANTs) - também conhecidos como drones - disse o secretário de Aviação Civil, Rafael Jose Botelho.

O país pretende usar os veículos aéreos não tripulados com propósitos de vigilância no evento olímpico do ano que vem.

Durante a feira LAAD, feira internacional de defesa e segurança, Botelho afirmou que o Brasil precisa ter uma legislação atuante antes dos Jogos Olímpicos.

O representante disse ainda que uma força tarefa interministerial vem trabalhando em emendas na regulamentação de drones desde 2012, focados no uso do espaço aéreo e dos aeroportos durante as Olimpíadas.

"As regras estão lá. O que nós precisamos é uma maior disseminação", disse Botelho, que cita o crescente número de VANTs privados no país como um desafio para o governo.

A legislação atual requer que aqueles que pretendem usar um drone para fins civis, solicitem autorização do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) com 15 dias de antecedência.

A nova legislação deve incluir a proibição de voar sobre pessoas desavisadas. Porém aqueles que estiverem sobre vigilância - por exemplo, durante um evento esportivo ou um protesto - terão que ter um consentimento formal, de acordo com matérias publicadas na imprensa brasileira.

Botelho estima que as novas regras direcionando o uso público e privado dos drones deve ser revelada no meio do ano de 2015.

"A necessidade de apertar a regulamentação tem origem no crescimento exponencial do uso de drones por consequência da queda nos preços dessa tecnologia", disse o porta voz do DECEA Tenente Coronel Jorge Humberto.

Tradução: Drone Usado
Fonte: http://panampost.com/panam-staff/2015/04/17/brazil-to-unveil-new-drone-legislation-ahead-of-2016-olympics/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...