terça-feira, 22 de setembro de 2015

Envenenamento de animais domésticos, saiba como agir!



Os casos de  animais domésticos  envenenados diariamente é muito comum, cães e gatos conseguem ingerir com muita facilidade produtos domésticos tóxicos que por vezes podem ser fatais.
Entre os mais comuns estão: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária, chocolates, detergente, fertilizantes, lustra-móveis,medicamentos humanos e etc. Os cuidados com os pets precisam ser redobrados, inclusive em relação a raticidas.
O chumbinho é muito usado nas casas, e apesar de ser ilegal é encontrado com muita facilidade, por muitas vezes é usados para outros fins, inclusive por pessoas que não gostam de animais. Outro veneno muito usado é o composto 1080, substância que não possui cheiro e nem sabor, o veneno age no sistema nervoso central, sistema respiratório e no coração podendo provocar convulsões, coma e morte.
 Raticida (chumbinho)                                composto
Alguns sintomas mais comuns nos casos envenenamento.
* Salivação excessiva,misturada ou não com vômitos
*Quadros convulsivos
*Tremores musculares, fraqueza.
*O animal pode não conseguir ficar em pé
 *Sangue na urina ou diarreia
O que fazer nesses casos ?
  Nesses casos saber o que fazer é de grande importância e pode fazer toda diferença entre a vida e a morte do animal, se poder corra imediatamente para um veterinário e se possível leve o rótulo da substância ingerida.
     É  muito comum acreditar que fazer o bixinho vomitar a substância ingerida o fará melhorar, isso não é verdade e pode ser muito perigoso, não se pode induzir o vômito por meio de substâncias como água oxigenada ou água morna e em alguns casos o uso do leite é vetado, pois além de não ser recomendado para cães e gatos, apresenta um pH neutro, bem mais alto que o do estômago, o que faz com que o leite atue como neutralizante apenas se o veneno tiver caráter ácido, caso contrário, se o leite for de caráter básico, o leite pode potencializar a ação da substância tóxica fazendo com que ela seja absorvida rapidamente.
   O uso de carvão ativado em cápsulas é muito indicado, facilmente encontrados em farmácias, ele age como sustância adsorvente, ao ser ingerido ele liga-se ao veneno no estômago e impede a absorção e a ação, deve-se dá ao animal em até 30 minutos após o envenenamento, pois com o tempo a substância vai sendo absorvida para a corrente sanguínea e o carvão não fará mais efeito.
  Outra forma de retardar o efeito do veneno pouco conhecida é o uso de uma colher de mel,  que funciona como protetor gástrico, lembrando que tanto o carvão quanto o mel devem ser ministrados com o animal totalmente consciente.
 Caso o envenenamento seja doloso, peça o laudo ao médico veterinário, registre um boletim de ocorrência, denuncie pois maus-tratos a animais é crime, e a comercialização clandestinas de raticidas também é crime e pra esses crimes existem penalidades previstas na lei.
Não esqueça, o tempo é muito importante nesses casos, quanto mais cedo o animal for socorrido mais rápido são as chances de sobrevivência do pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...