sábado, 24 de outubro de 2015

Motores em níveis diferentes - Drones com simetria não planar

Mantis-Hexa-1080-1

Em muitas discussões e teoria sobre drones sempre se tem em mente que os motores devem estar no mesmo nível horizontal. Isso simplifica o cálculo dos centros de massa e centros de força. Quando se tira um motor do nível horizontal, o centro de massa é deslocado na vertical e isso pode ser um problema para as placas controladoras de vôo.  Mas não é tão ruim assim.

A empresa VulcaUav produz frames de drones com motores em diferentes níveis. O objetivo é tirar as hélices da frente da câmera.  Design inteligente e frames robustos e com excelente capacidades cinematográficas. Não são as máquinas mais eficientes, mudar o nível dos motores requer ganho no peso mas mesmo assim são máquinas que qualquer fascinado por drone gostaria de ter:Mantis-Hexa-1080-1Mantis-Octo-1080-1Mantis-Y6-1

No entanto, outros designs podem ser feitos sem que os motores estejam no mesmo nível horizontal. O vídeo abaixo mostra um exemplo de quadricóptero com os motores desnivelados de forma que o centro de gravidade continue no local da controladora. Nesse caso a controladora KK2.1 não teve problema em manter o drone estabilizado e voar normalmente.
Acredito que essa será um prática mais comum no futuro. Todo drone apresenta um problema aerodinâmico quando está em alta velocidade. Quanto mais velocidade para frente se deseja num drone, maior é a inclinação do mesmo e portanto maior é a superfície de contato com o “vento” aparente. Além disso, um efeito rampa altera a pressão na região central do drone e prejudica o funcionamento de sensores  de pressão. quadcopterNo futuro próximo, o design de drones aceitará mudanças no posicionamento dos motores a fim de ganhar aerodinâmica e compensar a ganho de peso.

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