sexta-feira, 3 de abril de 2015

Silvio Santos está melhor do que nunca

Crônica e TV – Silvio Santos e o Efeito da Idade
Desde quando me entendo por gente assisto ao Silvio Santos aos domingos. Lembro do dia em que ele caiu num tanque, ainda no extinto “Topa Tudo Por Dinheiro”. Fã de carteirinha, mesmo não morando mais no Brasil, acompanho os seus programas pela internet, e cheguei a uma conclusão: Silvio Santos nunca esteve tão divertido.
Volta e meia leio gente dizendo que ele está gagá, mas não é nada disso. O que acontece é que com 84 anos já não há filtros ou preocupações com o que vai dizer. Além do mais, parece que agora ficou evidente que Silvio sempre foi um tanto politicamente incorreto. Talvez isso explique o porquê que ele já concedeu tantas entrevistas ao Pânico. Silvio gosta da zoação, até quando o assunto é sério, como no caso do seu sequestro.
Levando a vida como se não houvesse amanhã, o apresentador mais querido do Brasil chutou o balde. Diferente da maioria das pessoas, ele já não vê necessidade de fazer média. Pode ser ator da Globo e o escambau, Silvio Santos trata melhor as suas anônimas colegas de trabalho do que os artistas de ego inflado, o que às vezes chega a chocar.
Ciente da proximidade de sua mortalidade e respaldado pela quantidade de anos, o patrão agora é quase anárquico: humilha a filha em rede nacional, critica seus próprios contratados, passa cantada na frente de todo o mundo, pergunta se tem ensino fundamental quando acha alguém burro e até faz propaganda de graça para Netflix, falando que não assiste televisão.
Silvio é tão singular que deu ao seu cabeleireiro o cargo de conselheiro. Quem quer ser contratado pelo SBT, conseguir ajuda ou simplesmente mandar algum recado, tem que passar pelo Jassa. Em qual outro lugar do mundo, o cabeleireiro do dono da emissora tem mais influência que os altos executivos e acionistas? Bota um vermelho caju nas cores que vira filme de Pedro Almódovar.
A idade realmente nos reinventa, eu que sempre me gabei de ser maduro desde os 15 anos, agora que estou perto dos 30 me sinto mais imaturo do que quando eu era criança, tudo porque a idade vai nos dando aos poucos liberdade para dizer não ao que não se quer.
Com a influência que Silvio Santos exerce sobre o meio artístico, ele poderia fazer igual a Hebe que levava ao seu programa somente a nata, de Fernanda Montenegro pra cima. Mas Silvio prefere a companhia de sua plateia vinda de caravanas de bairros distantes. Ele prefere perguntar quem quer dinheiro e jogar galinha gorda.
Acusado de preconceituoso por dizer que o cabelo afro de uma das Chiquititas era feio, basta parar dois segundos para se dar conta que ele é politicamente incorreto, mas não preconceituoso. Dá dinheiro pros desempregados nas suas gincanas, recebe travestis no programa, coloca os holofotes em mulheres consideradas feias pela mídia, manda a esposa escalar o Carlinhos Aguiar nas novelas, contrata como estrela do seu canal um menino negro, mesmo após o fim de “Carrossel”.
Silvio ainda choca com suas pegadinhas, as quais realmente ganharam o mundo. Um dia desses estava na faculdade ensinando português aos colombianos e na saída do prédio, dois seguranças estavam vendo no celular a “Câmaras Escondida” da menina do elevador e da “Carrie, a Estranha”.
Agora com essa câmera dos zumbis, muita gente voltou a dizer que Silvio tá doido, “manda internar”, e “se tivesse alguém armado?”. Não tem jeito, Silvio Santos ébadass e está ainda mais inteligente, afinal, agregar novo público à carreira aos 84 anos não é para todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...