quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mudança simples em design do Facebook é cheia de significado

Sem autorização prévia, a gerente de design do Facebook alterou o ícone de amigos colocando a mulher na parte da frente

Para quem é distraído, olhar para o ícone dos amigos do Facebook não vai despertar nenhuma estranheza. Mas o fato é que ele está diferente e essa pequena mudança no design é carregada de significado e simbolismo. A imagem, que antes mostrava a figura do homem maior e na parte da frente, foi alterada pela gerente de design do Facebook, Caitlin Winner, sem autorização prévia para um ícone com homens e mulheres com tamanhos mais parecidos e com o ícone feminino na frente.
mudança-design-facebook
“O ícone de mulher precisava de um ombro, então eu o desenhei” disse a gerente de design do Facebook, Caitlin Winner. (Imagem: Reprodução/Medium)
Segundo a explicação publicada em sua página no Medium, a ideia surgiu quando adesigner encontrou uma pasta com arquivos e vetores que representavam as pessoas. Ao olhar o ícone da mulher ela notou que havia um corte no ombro que fazia com que a imagem não fosse simétrica como a do homem.
“Nada no Facebook é problema de outra pessoa”, essa foi a frase que encorajou Caitlin a fazer a mudança. Depois de acabar com o corte, que era feito para posicionar o homem na parte da frente, a próxima preocupação da designer foi mudar o estilo de cabelo que, segundo ela, parecia com o “capacete de Darth Vader”.
mudança-design-facebook tentativas
Incomodada com o design do cabelo, Caitlin buscou alternativas que deixassem o ícone mais bonito e equilibrado. (Imagem: Reprodução/Medium)
Caitlin, que foi educada em um colégio feminino, entendia que o fato de o homem aparecer na frente fazia parecer que a mulher era a sombra do homem. Assim, ela decidiu alterar a silhueta, o tamanho e a ordem para fazer ícones mais igualitários e criou três tipos: um para mulher, um para homem e outro para gênero indefinido.
A ideia inicial de desenhar um ícone de casal com duas figuras de tamanhos iguais foi abandonada depois de inúmeras tentativas, quando ela percebeu que a silhueta ficava estranha. Dessa forma, ela decidiu colocar o ícone da mulher um pouco menor e na frente do homem.
mudança-design-facebook2
Para casos em que o ícone masculino era usado sozinho em algumas funções do Facebook, ela criou uma imagem que não define o gênero. (Imagem: Reprodução/Medium)
Depois que as alterações foram salvas na pasta e os novos ícones passaram a ser utilizados em produtos e plataformas da empresa de forma natural, a designer se tocou da importância da simbologia de ícones que usamos tradicionalmente e já pensa em fazer novas mudanças.
Você pode conferir texto na íntegra e em inglês na página de Caitlin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...