quinta-feira, 9 de abril de 2015

#WTF? Ed Motta se recursa a falar português em show e causa polêmica

O músico entrou em mais uma confusão nas redes sociais e levantou questões como o comportamento dos brasileiros e o patriotismo.


Nessa quinta-feira (09), pouco mais de 7h atrás, o músico Ed Motta causou uma verdadeira revolução (negativa) nas redes sociais, ao fazer uma observação nem um pouco patriótica em sua página do Facebook. Para entender exatamente o que rolou, é só clicar aqui.
Bom, quem acompanha um pouco a carreira do cantor, sabe que ele nunca escondeu sua preferência pelos Estados Unidos e Europa. Nos anos 90, quando separou-se da Conexão Japeri e começou a carreira solo, o cantor passou a fazer um som mais puxado para o jazz pop e experimental, o que desagradou muita gente por aqui. Nessa época, por volta de 1994, ele mudou-se para Nova York e apesar de seu site oficial dizer que nessa fase “Ed descobriu a força e beleza da música brasileira, mergulhando na obra de Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Guinga”, vemos claramente que a história não é bem assim.
ed-motta-dqem
O músico tem mais de 25 anos de carreira. (Reprodução/Facebook)
Vale lembrar também que o colecionador de mais de 30 mil vinis se define como um músico AOR(adult-oriented rock, ou “rock para adultos”), que seria um estilo pop de alta excelência e técnica. Algo que ele supõe que o público brasileiro é “simplório” demais para entender.
Inclusive, seu décimo terceiro álbum leva esse nome. Dá uma olhada:

Mas voltando à polêmica de hoje. É claro que mais uma vez o povo não ficou calado ao discurso de mau gosto do cantor e retribuiu o “carinho” com comentários e até memes.

ed-motta-cinco
(Reprodução/Facebook)
E não pense que Ed se intimidou com os xingamentos e críticas, ele continuou com a publicação no ar e respondeu muitos dos comentários, como esses aqui:Pois é, como bem lembra o comentário de Thiago Pádua, não é a primeira vez que o cantor faz comentários, no mínimo, polêmicos (para não dizer outra coisa). Em maio de 2011, ele postou a seguinte declaração em sua página no Facebook:
Estou em Curitiba, lugar civilizado, graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim porque ooo povo feio o brasileiro. Em avião, dá vontade chorar. Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance.
Não parou por aí! Ele ainda comentou que “mulher feia tem que ser mega competente” e até citou a cantora Paula Toller como um exemplo de mulher que é linda, mas burra e sem nenhum talento. Vendo todo esse absurdo, é claro que a galera desceu a mão nos comentários e quando questionado sobre sua beleza, o cantor deu uma resposta que causou mais revolta:
Ô, xará, aprende comigo que é o máximo que você, mortal medíocre, pode fazer. Eu estou num plano superior, te respondi só porque tens o meu nome, mané. Essa porra é um lixo e eu tenho pena de ignorantes como você… Brasileiros… A cultura que eu vivo é a CULTURA superior. Melhor que a maioria, ya’ know?
Na época, ele foi questionado por vários sites e jornais e reconheceu que fez alguns comentários infelizes, mas se defendeu falando que aquilo era uma brincadeira com amigos, já que ele não sabia que o perfil era público, e ainda disse que é o tipo de coisa que qualquer pessoa fala em casa ou na mesa do bar.
ed-motta-dqem-dois
Não foi só a vocalista do Kid Abelha que ele cutucou! Caetano Veloso, Lenine, Marcelo Camelo e Daniela Mercury também entraram na roda. (Reprodução/Facebook)
Ainda nos comentários da publicação feita nessa quinta, um usuário mencionou o documentário “O Complexo de Vira-Latas”, que fala justamente sobre esse sentimento de inferioridade do brasileiro. O doc comenta como o povo acha que nada pode dar certo no Brasil e que só lá fora é possível encontrar qualidade de vida, cultura e civilização. Uma coisa meio Ed Motta lifestyle, em inglês, como ele mesmo prefere dizer. Ó:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira mais aplicativos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...